O Autor


Jurandir Martins Marques Junior, ou Jurandir Dalcin, nasceu na cidade de Laguna, Santa Catarina, em setembro de 1995.

Após inúmeras tentativas de criar um blog, Jurandir viu sua chance quando Jean Rivelles precisou se ausentar do Blog de Novelas em 2011. Jean precisaria se ausentar do espaço que estava completando cinco anos no ar, e Jurandir continuou seu trabalho. A experiência foi muito importante para o garoto, além de estar fazendo o que sempre quis, conheceu amigos queridos, e se viu cada vez mais apaixonado pela vida de blogueiro.

Ainda em 2011, foi convidado pelo amigo Lucas Andrade (Cascudeando) para escrever uma crítica sobre a novela Rebelde da RecordTV.

Em 2012 integrou a equipe do MegaHertz, onde era autor, crítico e colunista. Foi em setembro do mesmo ano que Jurandir entrou em contato com o editor chefe do site, Matheus Vital, e contou seus planos de criar um espaço seu. Matheus não só lhe deu força, como foi responsável por criar todo o layout da primeira versão do blog.
Logo em seguida, Jurandir entra em contato com Jean para lhe falar sobre seus planos, e que estaria deixando o “Blog de Novelas” dentro de um mês.
Em outubro de 2012 o Jurandir Dalcin Comenta teve sua primeira postagem e seu pontapé inicial.

Meses depois de lançar o blog, Jurandir sentiu que estava tendo seu trabalho reconhecido quando foi convidado para ser parte da equipe do blog Posso Contar Contigo?, de imediato aceitou, o que rendeu uma postagem sobre A Flor do Caribe, mas não passou daí, por conta de mudanças na vida pessoal acabou voltando atrás em seguida.

Em 2014 se mudou para Porto AlegreRio Grande do Sul, e o Jurandir Dalcin Comenta ia crescendo cada vez mais, agora o foco não eram mais as críticas, mas sim, tudo o que envolvia arte.

Em 2015 Jurandir teve uma grande surpresa ao ser procurado por um grupo de universitários que lhe fizeram um convite, que mesmo sem saber muita coisa, aceitou. Durante uma conversa de vídeo pelo Skype, Jurandir foi entrevistado, onde falou sobre sua infância, sua paixão por telenovelas, Sandy, sua faculdade e como surgiu a ideia de criar um blog e como era esse trabalho.
Essa entrevista ia ser publicada mais tarde no livro Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira, e tudo isso fazia parte de uma grande pesquisa onde apenas cinco blogs foram escolhidos, e Jurandir foi um desses selecionados.
Ainda em 2015, voltou para Santa Catarina, e resgatou um pouco do formato antigo do blog, dando prioridade para críticas.

Em 2016 o ano foi de grandes surpresas e comemorações. Completando quatro anos no ar, Jurandir entrevistou Esteban Tavares, um cantor/compositor de quem é muito fã. A entrevista em apenas uma hora alcançou mais de dois mil cliques.  
O ano também marcou por atingir o meio milhão de acessos e ultrapassar o número de mil postagens.

2016 foi o ano em que o Jurandir Dalcin Comenta voltou a ser o que era quando foi criado, e o resultado disso é que desde seu lançamento em 2012, o espaço teve seu recorde de acessos anual neste ano.

Ainda em 2016, Jurandir foi convidado para fazer parte da equipe do site Matinê Cine&TV, no qual aceitou e em 2017 fez sua estreia no site, sendo responsável pelas críticas da série Riverdale

Em fevereiro de 2017, Jurandir preparou uma grande mudança para o espaço. No ano em que o blog completaria cinco anos, o Jurandir Dalcin Comenta mudou, e virou site. Um espaço onde Jurandir fala sobre música, cinema, teatro, séries, e a televisão brasileira. Essa mudança resultou em um novo espaço, começando do zero, sem claro, apagar o que já foi escrito nesses cinco anos.

No início de 2018, Jurandir teve alguns problemas com o site e teve que mudar mais uma vez. O espaço que ficou quase dois meses fora do ar, voltou em fevereiro com um novo visual e um novo nome. Jurandir Dalcin Comenta se tornou o Portal Comenta TV. Foi também no início desse ano que se desligou do Matinê Cine&TV

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.