Critíca l Viva o legado deixado para as próximas temporadas de Malhação

Foto: Divulgação/TV Globo

Chegou ao fim hoje (05) a temporada de Malhação intitulada Viva a Diferença. No ar desde maio de 2017, a trama escrita por Cao Hamburger conseguiu agradar ao público e a crítica e remodelou o formato que vinha sendo utilizado na novela teen há mais de 20 anos.

Nada de casal principal, triângulo ou quarteto amoroso: as protagonistas foram cinco amigas - Keyla (Gabriela Medvedovski) , Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikaru), Lica (Manoela Aliperti) e Benê (Daphne Bozaski). Além do empoderamento feminino, Viva a Diferença se propôs a abordar vários outros temas importantes e que fazem parte não só da vida do adolescente brasileiro, mas da sociedade em geral: drogas, assédio sexual, autismo, gravidez na adolescência, homofobia, racismo e as questões que envolvem o ensino público e o ensino privado. Todos apresentados de maneira responsável e interessante dentro da história.

A temporada também teve seus pontos negativos: a rejeição pela ideia de engravidar que Dóris (Ana Flávia Cavalcanti) teve durante a maior parte dos capítulos, foi simplesmente esquecida na reta final, quando a personagem descobriu que estava grávida e aceitou o fato tranquilamente. Perdeu-se a chance de abordar a questão da cobrança sobre as mulheres no que diz respeito a ter filhos.

Nos meses iniciais, Keyla acabou ganhando bem mais destaque que as outras quatro protagonistas. Tanto que os ganchos dos capítulosm as cenas finais, foram dominados pelas situações envolvendo a personagem. Para piorar, os plots envolvendo a mãe de Tonico eram fracos, se resumiam num eterno lenga-lenga entre Keyla, Tato (Matheus Abreu) e Deco (Pablo Morais), o que acabou por transformar a personagem numa chata para boa parte do público. Tempos depois, com a virada na história que a separação das five causou, isso foi corrigido: Keyla amadureceu, continuou tendo destaque, mas permitindo que as outras protagonistas fossem melhor aproveitadas.

Viva a Diferença também não esqueceu de alguns clichês típicos do gênero e presentes em outras temporadas de Malhação: a vilã extremamente maniqueísta Malu (Daniela Galli), que conseguiu reunir quase tudo de ruim que um ser humano pode ter. Um lado mais humano não foi bem praticado nem com a filha Clara (Isabela Scherer), mesmo quando descobriu que a garota se mutilava. O golpe da barriga de K2 (Carol Macedo) e o espaço exagerado que ganhou já perto da reta final também incomodou

As cinco protagonistas deram conta do recado. Destaque para a atuação detalhista de Daphne Bozaski que encantou nos momentos mais simples e nos mais complexos de sua Benê. Entre o restante do elenco, Aline Fanju - que foi bem nos momentos de humor e nos de emoção envolvendo sua Josefina - e Talita Younan - que soube aproveitar o espaço pequeno que sua K1 teve, a princípio como uma personagem cômica, e foi capaz de trazer o protagonismo pra si nos capítulos em que a personagem sofreu com o assédio praticado pelo namorado da mãe, mostrando sua competência também no drama.

Viva a Diferença elevou o nível de Malhação, unindo uma boa história com um retrato realista da juventude brasileira de uma maneira que até então não tinha sido visto no formato. Fica a torcida para que esse legado não se perca com as próximas temporadas e que seja cada vez mais aprimorado. E que Cao Hamburger, profissional já reconhecido e respeitado há muito tempo, tenha espaço na Globo com novos projetos.

Gaspar Neto é estudante de Jornalismo, apaixonado por televisão desde a infância e colunista do portal Comenta TV. 

4 comentários :

  1. Faço das palavras de Gaspar Neto as minhas. Vivemos a diferença, hehe. Cao Hamburger conseguiu o improvável, de resgatar Malhação para o público juvenil, tanto que foi a melhor temporada de audiência em 8 anos! Ótima a história entrelaçada às cinco best amigas. Me identifiquei mais com a Benê, por conta do autismo.
    Abraços, e feliz 2018, afinal, é meu primeiro comentário no novo Portal Comenta. Sucesso, Jurandir e toda a equipe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo ao novo Comenta!
      Que seja um ano incrível para nós.

      Excluir
  2. Melhor temporada de longe da história de Malhação. Parabéns Cao e equipe por esse sucesso maravilhoso e arrebatador.

    ResponderExcluir

Copyright © Portal Comenta TV. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018